


Logotipo e aplicação
NER - Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS
Logotipo desenvolvido para o Núcleo de Estudos de Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Criar um logotipo para grupos de pesquisa, eventos ou programas de pós-graduação na área de Comunicação possui um desafio em comum. Normalmente são trabalhos que precisam passar pelo crivo de um grande número de pessoas excessivamente críticas. Mais que isso, um grupo de pesquisadores que conhecem muito bem o poder da representação visual, da produção de sentidos e a força dos signos.
Ao longo da minha experiência profissional desenvolvi muitos projetos para esse tipo de público, como o logotipo do PPGCom da UERJ e a logotipo do aplicativo Audiolab, desenvolvido no âmbito daquela mesma instituição. A experiência de recriar a marca do NER (Núcelo de Estudos de Rádio, da UFRGS) surgiu a partir da minha ligação como pesquisadora de rádio e mídia sonora durante o doutorado e, talvez por isso, tenha sido possível conhecer tão bem o meu público e criar algo que deixou-os bem satisfeitos.
A marca criada se baseia na sigla composta pelas letras N E R desenhadas de forma contínua a partir de uma linha única. Essa ideia de continuidade é muito clássica e cara aos grupos de estudos acadêmicos e aos métodos de transmissão radiofônica. Quando pensamos em rádio, mão nos damos conta, mas os intervalos e interrupções provocados por silêncio nos levam a crer que houve algum problema técnico, por isso a representação de algo que começa e continua nos traduz segurança.
No meio da trajetória e da sigla, a letra central, por causa da tipografia adotada, remete a parte superior de um microfone de mesa típico dos estúdios de gravação e na parte mais externa da sigla, a letra R irradia ondas que remetem ao som e ao sinal de wi-fi. Afinal, onde mais se ouve rádio hoje, senão pela internet e suas plataformas de streaming?